29/05/2023

Fim de semana em Sintra - Planeamento e itinerário da viagem

Olá, neste artigo irei deixar as informações que recolhi para passar um fim de semana em Sintra e Mafra (Portugal) com algumas coordenadas e de sítios para visitar.

29 Abril (sábado)

Saímos de casa ás 6h da manhã pois esperava-nos 2h de viagem (Pombal a Sintra).

Ás 8h deixa-mos o carro num estacionamento gratuito no: Largo São Pedro Penafim

Coordenadas:

38,79043

-9, 37954

Existia outros parques como o Azinhaga Sardinha, o parque da estação Sintra, ou parque Museu Anjos Teixeira, mas eram pagos. E todos demoravam cerca de 20  a 30 minutos a chegar ao Palácio da Pena a pé. Pode pegar num tuktuk para chegar mais depressa, pois irá ser abordado por vários.

O trânsito está cortado para a serra, só os tuktuks, autocarros e afins é que podem circular.

Escolhemos o Palácio da Pena para visitar em 1º lugar pois tinha que ser por marcação.

Compra-mos o bilhete on-line (13€30 cada bilhete no site www.parquesdesintra.pt) com marcação para as 9h30 (horário em que o parque abre).

Nos portões do parque pegamos um mapa em Espanhol pois não encontra-mos em português e segui-mos para o Palácio onde demora-mos algum tempo para entrar.

A visita dentro do Palácio foi cerca de 1 hora, sem percorrer o Palácio em volta, pois indo de manhã cedo apanha-mos muito frio e nevoeiro.

Aconselho a tomar atenção aos vitrais da igreja, e fazer zoom com o telemóveis, pois veem se mais imagens não tão fáceis de perceber a olho nu.

Depois dirigimo-nos ao Chalet da Condessa d'Edla que estava incluído no preço no bilhete do parque da Pena. Demora-mos uns 15 minutos dentro, pois é pequeno para visitar. Os jardins á volta do Chalet, não explora-mos muito, pois são muito parecidos aos da Pena.

Percorre-mos os restantes jardins da Pena para encontrar-mos a saída do parque e assim dirigirmo-nos para o castelo dos  Mouros, por um trilho ali perto.

O bilhete também é comprado no site www.parquesdesintra.pt, a 6€ cada pessoa.

A visita ao Castelo pode contar com 1 hora, mas não a fizemos pois quando comecei a subir as muralhas o vento começou a levantar me a saia e não aguentava o frio.

Por essa hora que chegamos ao castelo já era hora de almoço, o tempo abria junto ao mar, mostrando palácios e a costa. Sem percorrer toda a muralha, volta-mos para trás e começamos a descer a serra por um trilho onde encontra-mos pessoas a fazer escalada.

Perto da Vila Sasseti que estava ao abandono pelo que percebi, encontramos um pequeno parque de merendas, quase junto à estrada para nos dirigir-mos para a Quinta da Regaleira.

Almoça-mos as nossas sandes, que transporta-mos nas mochilas juntamente com água, fruta e barrinhas de cereais.

Optámos por levar comida pois Sintra não é um sitio barato, e já ficou uma viagem cara em combustível, estadia e bilhetes.

Com as pernas já cansadas de toda a manhã subir e descer, seguimos pela estrada fora com objetivo de ir a Quinta da Regaleira, mas antes tinha um Palácio que nos levantou interesse, que desconhecia-mos.

Palácio e parque Biester, que decidi-mos também visitar, apesar de não pertencer ao nosso itinerário.

Cada bilhete foi 11€, com direito a mapa, e tivemos que calçar umas pantufas descartáveis para os pés no inicio do percurso no Palácio. O que compreendemos pois tinha um extensão grande de um tapete vermelho.

Não percorremos muito os jardins pois as pernas já estavam muito cansadas, mas toma-mos um café junto a umas estufas de plantas desse Palácio.

Ai conversa-mos um pouco com a  empregada que nos contou que o Palácio Biester tinha aberto há 1 ano, e que tinha mais mobília para visitar do que a Quinta da Regaleira, pois quando compraram a quinta da Regaleira, ela fora assaltada, enquanto os donos do Biester pusera logo alarme para proteger os bens antigos nela.

Algo que achei engraçado era que conseguia ver as pessoas do outro lado da muralha da quinta da regaleira, ou seja, o Biester é mesmo colado à Regaleira.

Por volta das 15h entra-mos na Quinta da Regaleira onde estava muita confusão mas foi mais fácil com bilhete já comprado on-line no site da quinta ( https://www.regaleira.pt/pt/destaques/bilheteira-online/) 11€ cada pessoa.

Foi uma visita atribulada principalmente dentro do Palácio que não é muito grande, nem tem muito para ver, realmente está pobrezinho como dizia a senhora do café do Palácio ao lado.

Existia empurrões e eu comecei a enervar-me e aficar sufocada, e o barulho irritava-me, há pessoas que não sabem sair de casa, parece que estavam numa festa.

Da quinta conseguia mos ver o relógio do Palácio da Pena e o Castelo. O que foi bonito de se ver foi os jardins e as grutas que a quinta tem.

Chato, foi o que mais queria ver nesta viagem, foi o mais complicado, com uma fila em que tivemos mais de meia hora para lá entrar.

O poço iniciático, que me faz lembrar um filme dos senhor dos anéis ou algo assim parecido. Foi bonito, mas também foi uma descida complicada com as pessoas a tirar fotos a cada degrau que desciam. Dai percorremos alguns tuneis, o que proporcionou uma aventura agradável.

Já cansados, decidimos voltar para o carro, para ir para a estadia. Ironia, passamos a frente da estadia antes de chegar ao carro, e enganamo-nos na volta, demorando mais 1h de caminho para chegar ao carro.

Passamos ao lado da Pastelaria Saudade também conhecida pelos seus fantásticos Scones, mas estava lotada.

Fizemos check in na Quinta das Murtas que tinha mos comprado pela odisseias, uma estadia romântica que não teve nada de romântico, alias o quarto era minúsculo. Mas já sabíamos que iria ser assim, é tudo caro em Sintra.

Ainda pagamos2€ cada um de taxa de turista, que não contávamos e a estadia foi de 80€ com pequeno-almoço, 1 noite.

Tinha-mos programado ir ao Restaurante ao lado do parque onde estaciona-mos, o Cantinho de São Pedro, mas nem chegamos a fazer a reversa durante o dia (967033520), já contava mos de andar cansados e ficar pela estadia , onde come-mos douradinhos que eu tinha feito no dia antes e latas de atum com pão.

30 Abril (domingo)

No dia seguinte toma-mos o pequeno almoço ás 9h, enchendo bem a barriga, claro, e pusemo-nos a caminho da Capela da Nª Sª da Peninha onde vi que tinha uma bela vista, mas não conseguimos encontrar, e o GPS andava nos a fazer andar as voltas, por causa das estradas cortadas para os carros não circularem para a serra.

Coordenadas Capela:

38,76856

-9,46057

Entretanto depois de passarmos quase  3 vezes no mesmo sitio, decidimos ir ao Cabo da Roca, e encontramos um caminho para percorrer a Serra em direção á costa.

Ai vi-mos o parque e Palácio Monserrate que não pusemos no nosso itinerário pois era longe dos outros palácios. Também não parámos para visitar pois estava imensa gente e as nossas pernas não estavam com vontade de andar. Vai ficar para uma outra vez!

No Cabo da Roca encontramos um passeio de motas, e novamente um frio de arrepiar que mal nos aproxima-mos da costa.

Coordenadas Cabo da Roca:

38,76056

-9,49887

Seguidamente dirigimo-nos ás Azenhas do mar, onde nos deslumbra-mos com a vista. Ali já não estava tão ventoso.

Coordenadas Azenhas do Mar

38,78056

-9,46243

Dirigimo-nos para Mafra para visitar o Palácio Nacional, que já há muitos anos não visitara. O bilhete é de 6€, mas como era domingo, e era antes das 14h, tivemos direito a entrar de graça. O mesmo é para os feriados,  em alguns monumentos do País.

E pela terceira vez que visitei este monumento maravilhei me novamente com a parte da biblioteca. Lembro me que a visita dantes era maior, alguns sítios não podemos circular desde o covid 19.
Depois da visita ao Palácio era-mos para visitar a Tapada Nacional de Mafra para fazer um eco passeio de carro elétrico por 8km que ficava a 10,50€.

Não o fizemos, então dirigimo-nos para a Aldeia Museu José Franco para comprar pão com chouriço, qu eme surpreendeu o preço e o tamanho do pão. 2€ um pão enorme de chouriço ou com torresmos, 0,75€ por um pão de mafra enorme, que nem cabia no saco.

Eu já conhecia a pequena aldeia, foi bom recordar.

Coordenadas Aldeia Saloia:

38,96005

-9,35368

Antes de nos dirigirmos para casa, passa-mos por Ericeira e pela praia das Areias Brancas onde toma-mos uma imperial ao sol. Comi também uma bola de Berlim pois sou uma gulosa, e o nosso almoço tinha sido um pastel típico brasileiro, no recinto em frente ao Palácio de Mafra e uma dentada num pão com chouriço enorme que tínhamos comprado na aldeia Saloia.

Entramos na autoestrada até casa, cansadíssimos de andar a subir e descer a serra no dia anterior.

Espero que tenha gostado deste artigo, e que tenha ajudado na sua futura viagem.

Caso tenha alguma duvida disponha, ou se já visitou algum sitio bonito em Sintra ou em Mafra que eu não tenha visto avise-me para eu colocar no próximo itinerário quando voltar.